Redes Socias x Site Para Corretor de Seguros – Entenda as diferenças de cada um!
Com a força das Redes Sociais (principalmente Instagram e Facebook) muitos corretores costumam ter as seguintes dúvidas: Preciso de um site? Só com as redes sociais não consigo atender os meus clientes?
Função de um site para um Corretor(a) de Seguros
O seu site vai funcionar como se fosse o seu escritório. Quando você recebe o seu cliente no seu escritório físico você faz o quê? Realiza o atendimento e oferta a sua carteira de produtos.
A mesma função o seu site irá cumprir. Porém 24 horas por dia, 7 dias por semana, incluindo feriados. Por isso a necessidade de você ter um site organizado, com a sua carteira de produtos atualizada!
O que o seu cliente procura no seu site?
1 – Informação sobre produtos
Seu cliente quer saber com quais produtos você trabalha, em qual região você atende e como ele pode contratar os seus serviços. Oferecer uma ferramenta de chat online integrada com o seu Smartphone é uma boa estratégia para estreitar o relacionamento com o seu cliente e gerar mais Leads (oportunidades de negócio).
2 – Preço/Atendimento
Alguns corretores gostam de trabalhar com simulações automáticas (não tem problema algum quanto a isso). Mas nós entendemos que um contato melhor trabalhado por telefone, WhatsApp, e-mail… Geram Leads mais qualificados. A verdade é que muitos clientes não sabem o que é melhor para eles, se soubessem não existiria o trabalho do corretor de seguros. Você deve orientar, trabalhar o seu contato e oferecer o que de fato ele precisa (e não sabe que precisa). Clientes que apenas fazem cotação, muitas vezes estão cotando no seu site e em vários outros. Trabalhar essa oportunidade de forma mais próxima é fundamental para a conversão em vendas.
Qual é o papel do seu Instagram e Facebook?
As suas redes sociais funcionam como impulsionadoras / propagadoras da sua imagem, mas não como o seu escritório na internet. Através do seu Instagram e do seu Facebook você deve criar artes gráficas bem feitas, divulgando a sua qualidade de atendimento, tempo de mercado, produtos da sua carteira de seguros, o seu atendimento / esclarecimento de dúvidas online, etc…
A partir do momento em que o cliente considere a possibilidade de fazer algum seguro com você, para onde você acha que ele vai? Para o Google! Procurar você e o seu site. Aqui é o momento que ele entrará no seu escritório virtual (seu site)e você começará a estreitar o seu relacionamento com ele.
Uma ferramenta substitui a outra? (Site x Redes Sociais)
Jamais. Muito pelo contrário, elas se completam e geram engajamento com os seus clientes em momentos distintos. Entenda que quando alguém está navegando no Instagram por exemplo, ela não quer ver propaganda, ela quer ver fotos e vídeos dos seus respectivos amigos. E você precisa ter uma estratégia muito clara de como abordar essas pessoas nestas redes sociais. Quem só vende produto e não entrega informação útil torna-se chato e irrelevante. Por isso, as suas postagens devem seguir uma linha esclarecedora e que ajude de fato as pessoas em algum momento.
Por exemplo: Uma mulher que esteja grávida ou pensando em engravidar, entende que um plano de saúde é essencial para que tudo ocorra bem durante a sua gestação, correto? Você pode fazer um conteúdo explicando os diferencias de cada plano para gestante, coberturas e o que ela deve ficar atenta no momento da contratação. Entendeu o papel das suas redes sociais? Fazer o seu marketing, conversar com os seus clientes, entregar informação útil e levar tráfego automaticamente para o seu site.
Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender a função de cada ferramenta (Site e Redes Sociais) dentro do seu processo comercial.