Como funciona o Adwords
Como funciona o Adwords – Se você tem um site, blog ou página na Internet e quer impulsionar sua presença na web, não pode deixar de conhecer o Google Adwords, uma ferramenta poderosa para quem quer se destacar e vender mais.
A cada termo procurado no Google é oferecido ao usuário uma combinação de resultados orgânicos (gratuitos) e anúncios pagos, também chamados de links patrocinados. Os links patrocinados são exibidos geralmente nas três primeiras posições da tela de resultados do Google, de forma destacada, e também na coluna da direita.
Veja na imagem abaixo, o mapa de calor da página do Google e observe: Em vermelho, está marcado o local que mais recebeu clique dos internautas.
Como funciona o Adwords – o serviço de Anúncios pagos do Google: Os Links Patrocinados
Basicamente, o posicionamento destacado funciona como um leilão. Você compra o crédito mensal, escolhe o valor de um orçamento diário e cria um anúncio para começar a concorrer pelos cliques dos internautas. A grande vantagem é que você só gasta o crédito se seu anúncio receber o clique do usuário e seu site for visitado por ele. Porém, não basta apenas dar um lance maior por clique para aparecer na frente de outros anunciantes.
O Google classifica os sites concorrentes baseado em dois fatores principais:
1°) O valor do lance por clique;
2°) O Índice De Qualidade do seu site, que é um dos fatores determinantes para definir se o anúncio aparecerá na 1ª ou demais posições.
Mas o que é o Índice De Qualidade e porque é tão Importante?
O Google tem vários critérios para classificar seu site em relevante ou não para o usuário, critérios usados para uma pontuação de 1 a 10. Dentre esses critérios, podemos citar:
Quantos cliques o anúncio recebe;
Taxa de rejeição do site;
Se palavra- chave escolhida aparece na URL;
Quantas vezes a palavra-chave aparece no texto;
Tempo médio de resposta da página;
Taxa de impressão do anúncio;
E muitos outros critérios que elevam ou diminuem seu índice.
Simplificando:
POSIÇÃO DE UM ANÚNCIO = (preço máximo por clique) X (índice de qualidade )
Se você já sabe Como funciona o Adwords e trabalha com essa ferramenta mas não enxerga resultados, o problema pode ser seu índice de qualidade ou a falta de estratégia da sua campanha. Não adianta aumentar o valor do seu lance se os mecanismos de busca julgarem que seu site não atende os critérios exigidos, por exemplo. Antes de tudo, o site precisar ter relevância para o usuário, quanto menor o índice de qualidade a tendência é que o CPC (custo por clique) aumente, ou seja, para que você continue concorrendo pela palavra-chave acaba gastando mais dinheiro, é uma forma que o Google encontra para compensar uma campanha fraca ou anúncios irrelevantes.
Se você não tem um site bem trabalhado que cumpra esses critérios e uma estratégia de campanha bem definida, provavelmente o seu investimento em Adwords está sendo mal administrado.
Sua campanha tem uma estratégia definida? Sua empresa está vendendo mais através do Adwords?
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