Importância de um CRM
A importância de um CRM – No modelo atual de negócios.
A importância de um CRM – A questão chave para o sucesso de qualquer empresa (seja de pequena, média ou grande porte) é o relacionamento que esta possui com seus clientes. Para se destacar em meio a concorrência, é preciso fidelizar os clientes rentáveis, mantê-los satisfeitos e surpreendê-los para garantir a constante adequação as exigências de consumo que a cada dia tornam-se mais rigorosas.
Com base nisso, é essencial para uma Empresa ter como premissa:
- Entendimento da real necessidade do Cliente a fim de conquistar e fidelizar;
- Interação entre os departamentos para diminuir erros e aumentar retorno dos investimentos;
- Comunicação e retenção das informações mais pertinentes sobre mercado, produtos e principalmente todos os dados de seus clientes para calcular e construir previsões;
- Melhores previsões para apoiar tomadas de decisão estratégicas
Qualquer ferramenta que melhore a precisão e visibilidade destes itens é extremamente necessária pois determinarão o sucesso/insucesso da Empresa. Essa ferramenta é o CRM. Por isso, é bom ter em mente que CRM não é apenas um simples software e sim, uma estratégia que coloca o cliente como foco dos processos de negócio afim de levar sua empresa ao patamar exigido para se destacar entre os concorrentes de um mercado acirrado. Dentre as vantagens que o CRM pode oferecer, podemos destacar:
- Encontrar, atrair e ganhar novos clientes
- Fidelizar os atuais clientes
- Recuperar os antigos clientes
- Reduzir os custos de marketing e apoio ao cliente
Além disso, pode-se afirmar que o CRM otimiza o ciclo de vida do cliente, pois é possível: reduzir o custo de aquisição de um novo cliente, aumentar o lucro obtido com cada cliente, e por fim a redução substancial do número de abandonos voluntários de clientes.
CRM e A Gestão em Vendas
O que o CRM muda no dia-a-dia da equipe de vendas de uma empresa? Na prática, quais vantagens um CRM pode oferecer para aperfeiçoar a equipe, trazer maior qualidade e mais resultados?
Se você tem uma equipe e possui dificuldades para saber informações precisas sobre cada atendimento e sobre o cliente de cada vendedor da sua equipe, precisa preencher várias planilhas e no fim do mês perder um bom tempo para criar um relatório mensal, acredita que se não houve essa tarefas teria mais tempo para criar estratégias de vendas eficazes. Com certeza o CRM mudaria totalmente essa rotina e automatizaria esse processo inteiro. As vantagens são inúmeras, para começar, poderíamos citar:
- Otimiza os processos de vendas;
- Permite relacionamentos personalizados;
- Ajuda a desenvolver uma relação mais próxima com os clientes;
- Identifica leads qualificados e os clientes mais “quentes”;
- Alta contribuição no fechamento vendas de maneira mais eficiente e eficaz;
- Permite aos clientes efetuar transações de forma mais fácil e rápida;
- Fornece serviços de suporte, pré, durante e pós-venda;
- Gera relatório mensais;
E ainda:
- Auxilia a organização a identificar seus melhores clientes;
- Controlar campanhas com objetivos e metas claras;
- Gerar indicadores de qualidade para as equipes de vendas;
- Melhorar as estratégias de transformação do potencial dos clientes;
- Recuperar clientes perdidos;
- Aumentar a lucratividade;
A importância de um CRM – No Marketing
O CRM deixou de ser apenas um fornecedor de dados para as forças de vendas e tornou-se uma máquina de Marketing para as Empresas
O Marketing vê o CRM como um sistema de informação relacional, onde cada dado se transforma num cenário em que a empresa, produto e cliente interagem. Cada resultado analisado é uma possível campanha.C om as informações do CRM as campanhas passam a ser mais assertivas reduzindo o custo das empresas e direcionando para investimentos futuros.
Pelo exposto, o CRM é a engrenagem que eleva o potencial de crescimento da sua empresa, profissionaliza sua equipe de vendas e consequentemente aumenta seus resultados.
Nós da Interative possuímos um CRM completo, capaz de acelerar o crescimento sua empresa, O PIBO CRM.